Comunicado | PRAE e SeTIC lançam novo serviço de agendamento online

12/02/2016 12:58

A partir do primeiro semestre de 2016, estudantes regularmente matriculados na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) não mais precisarão se deslocar à Coordenadoria de Assistência Estudantil (CoAEs) para agendar seus atendimentos.

O Sistema de Agendamento Eletrônico da PRAE (SAEP) funciona como nova ferramenta ao estudante para agendar atendimentos, evitando a formação de filas nas primeiras horas de abertura do setor, além de proporcionar a comodidade ao usuário em agendar os serviços 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, utilizando um navegador da WEB conectado à Internet. Consequentemente, proporciona um atendimento pontual, bastando o usuário comparecer ao local no horário agendado.

O relacionamento entre as entidades, nesse processo, se sujeita a regras de negócio e restrições em benefício da coletividade, como, por exemplo, o impedimento para que um usuário não possua mais de um horário reservado. Neste caso, dizemos que um usuário só terá um horário agendado até que seja atendido.

A criação do sistema foi uma iniciativa da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) em parceria com a Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC). O projeto tem como pilar a garantia da qualidade, comodidade e eficiência na prestação do serviço público com redução de tempo de espera em todos os campi da UFSC. Dentre as vantagens e facilidades da utilização do SAEP, destacam-se:

• Monitoramento do processo – via relatórios estatísticos em tempo real;
  • Padronização do agendamento – reflete em transparência ao usuário;
  • Rastreabilidade das solicitações – através de registros dos agendamentos.

A partir desta segunda-feira, 15/02/2016, às 12:00 horas, a CoAEs começará a ofertar as primeiras datas e horários de entrevista com assistente social sobre atualização, renovação ou novos cadastros socioeconômicos, fora os demais serviços inerentes à Coordenadoria. Até então o sistema está disponível somente para visitação.

Para solicitar o serviço, o estudante deverá, a partir do dia 15/02/2016, no site da PRAE, acessar o link Sistema de Agendamento Eletrônico da PRAE – SAEP, disponível em Agendamento Eletrônico e realizar seu agendamento, escolhendo o dia e o horário de sua conveniência para ser atendido. As vagas permanecerão disponíveis até o total preenchimento dos horários ofertados para o período em questão, de acordo com a força de trabalho de cada unidade.

O acesso ao sistema se dará automaticamente utilizando o Sistema de Autenticação Centralizada da UFSC e estará disponível para estudantes da graduação regularmente matriculados e com situação ativa no semestre. Necessidade de acesso diferente do perfil acima será negada e deverá ser verificado junto à unidade do Serviço de Atenção Socioassistencial.

Atenciosamente,

Divisão de Apoio Administrativo – DAA/CoAEs/PRAE