BLOQUEIOS NOS ACESSOS AMEAÇAM FUNCIONAMENTO DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO (RU)

11/10/2019 10:21

O Restaurante Universitário recebe diariamente toneladas de alimentos para o preparo das refeições destinadas à comunidade universitária. Muitos desses alimentos são perecíveis, ou seja, necessitam de condições especiais de transporte e armazenamento para garantir a integridade e a qualidade do produto.

Quando as empresas fornecedoras não conseguem fazer as entregas no RU no horário planejado, em virtude do bloqueio das entradas, os produtos perecíveis estão sujeitos a permanecerem em condições inadequadas (abuso de tempo/temperatura) dentro dos caminhões, o que pode significar perda de qualidade higiênico-sanitária, de segurança alimentar e risco de serem descartados por não serem mais próprios para consumo.

Adicionalmente, o RU não tem espaço físico para armazenar produtos perecíveis como carne e hortifrutigranjeiros. Dessa forma, esses produtos são entregues diariamente no dia do seu preparo ou com um dia de antecedência. Quando as entradas do Campus são bloqueadas não conseguimos garantir que as refeições sejam servidas sem atrasos ou que teremos alimentos suficientes. Nesses dias ocorre uma sobrecarga de trabalho aos servidores ligados ao preparo dos alimentos, tanto aos trabalhadores terceirizados como aos servidores públicos, e até mesmo a possibilidade de cancelamento do serviço das refeições.

O RU defende o direito de manifestação dos movimentos sociais e estudantis e se compromete em servir refeições de qualidade à comunidade universitária para que esta tenha suporte para estudar, trabalhar e defender os seus ideais, mas para isso precisa contar com o apoio da mesma, a fim de cumprir essa missão.