Nota de Esclarecimento II | Programa Bolsa Estudantil UFSC

10/09/2013 15:12

Durante o segundo semestre de 2013 ocorrerá o processo de transição para o Programa Bolsa Estudantil UFSC, que ocupará o lugar do programa Bolsa Permanência, extinto pela Resolução Normativa Nº 32/CUn, de 27 de agosto de 2013. Este novo programa representa um avanço em duas dimensões. Por um lado, foram extintas as contrapartidas laborais e, por outro, permite-se a partir de agora o acúmulo desse auxílio pecuniário de permanência com as demais bolsas acadêmicas existentes na UFSC.

Exatamente por ser um programa novo, torna-se necessário que todos os interessados concorram às bolsas disponibilizadas, de tal forma que estudantes que já faziam parte do antigo programa e aqueles estudantes que ingressaram na UFSC no ano de 2013 participem do processo de seleção em igualdade de condições. Tal processo seletivo tem como fio condutor a condição socioeconômica de cada estudante no momento de adesão ao novo programa.

Contrariamente ao que vem sendo disseminado pela UFSC, isso não significa a perda da bolsa. Exemplo disso é que as 405 bolsas vencidas no mês de julho de 2013, em função de atrasos na deliberação da nova resolução, foram pagas integralmente a esses estudantes também no mês agosto sem renovação. O mesmo procedimento poderá ser adotado para as bolsas que irão vencer entre os meses de setembro e dezembro de 2013, caso o bolsista do antigo programa não seja contemplado no processo seletivo em curso, cuja inscrição se encerra no dia 22.09.2013.

Assim procedendo, a PRAE entende que nenhum estudante será prejudicado e, ao mesmo tempo, todos os estudantes que ingressaram na UFSC no ano de 2013 também terão a oportunidade de participar do programa Bolsa Estudantil UFSC que se encontra em implantação.