Psicologia Educacional

PSICOLOGIA EDUCACIONAL da CoAEs/PRAE

Apresentação

O setor de Psicologia Educacional da CoAEs/PRAE é uma subdivisão da Coordenadoria de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Na prática, significa que este setor faz parte da Coordenadoria de Assistência Estudantil, que presta suporte a estudantes de graduação de baixa renda da UFSC,  com perfil de até 1,5 salários mínimos por pessoa da família, e com o cadastro PRAE concluído. Ainda são público-alvo os estudantes vindos de escola pública.

O foco das ações do Setor de Psicologia Educacional da CoAEs/PRAE é o de auxiliar a inclusão dos estudantes de baixa renda, historicamente excluídos do Ensino Superior, na permanência com qualidade e conclusão do curso de graduação.

As ações do setor atentam para as demandas deste público, tentando instigar articulações intersetoriais de forma que mudanças institucionais no sentido da permanência possam ser provocadas.

As demandas são vistas no contexto mais amplo do contexto universitário, das relações entre professores e estudantes e entre estudantes e estudantes,  dos jogos de força institucionais, e não apenas questões individuais ou vistas de forma individualizada.

As ações do setor pretendem contribuir para a integralidade da educação, numa perspectiva ampliada, que não preza apenas pela aquisição de conhecimentos, mas também pelo exercício da cidadania.

Ações durante a Pandemia de Covid-19:

  • Escuta Universitária: é um atendimento pontual para a escuta da demanda do/a/e estudante, relacionada às questões da vida universitária e seus atravessamentos. A partir dele, são pensadas, conjuntamente, estratégias para o enfrentamento de possíveis barreiras para a permanência; e podem ser propostos encaminhamentos – por exemplo, à rede de saúde e socioassistencial do município ou da UFSC, reunião com a coordenação do curso ou com professores, orientação quanto aos serviços de suporte na UFSC, como apoio pedagógico, entre outros.
  • Mediação Institucional: as ações de mediação institucional são contatos, encaminhamentos e orientações intersetoriais com o objetivo de auxiliar os/as/es estudantes a se inserirem na universidade e aproveitarem as oportunidades em sua totalidade, incluindo o ensino, a pesquisa e a extensão.

Durante o semestre excepcional de ensino remoto, o trabalho está sendo realizado à distância e os contatos devem ser feitos através do e-mail psicologia.prae@contato.ufsc.br, informando número de matrícula.

————————–

Cartilha da Rede de Atenção e Serviços do Município de Florianópolis em Momento de Pandemia da Covid-19

O Setor de Psicologia Educacional da CoAEs/PRAE elaborou este material como forma de orientar os/as estudantes sobre os serviços no município de Florianópolis que desenvolvem ações e projetos nas áreas da Saúde, Assistência Social, oportunidades de estágio e emprego, ações específicas do Município de Florianópolis em tempos de pandemia bem como outros que possam contribuir para o bem-estar neste momento atual.

Você pode acessá-la em duas versões diferentes: versão com diagramação e versão acessível.

Cartilha Pandemia PDF

Cartilha Pandemia – Acessível