FAQ

DeAE/ Departamento de Assuntos Estudantis

1 – Quais os tipos de auxílios que o DeAE/PRAE possui para os estudantes?

Temos três programas que atendem aos estudantes no que se refere a auxílio a eventos. São eles:

a) Programa de Apoio à Participação Coletiva em Eventos: A Portaria nº 008/2017/PRAE regulamenta o Programa de Apoio à Participação Coletiva em Eventos que é destinado a oferecer apoio à participação em eventos de caráter acadêmico-científico, de representação de entidade/institucional ou visitas técnicas quando houver interesse de pluralidade de estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para um mesmo evento.

b) Programa de Apoio à Apresentação de Trabalhos Científicos: A Portaria nº 013/2016/PRAE disciplina o Programa de Apoio à Apresentação de Trabalhos Científicos que é destinado a oferecer apoio aos discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para apresentação de trabalhos científicos em eventos de caráter acadêmico-científico no país e no exterior, objetivando fomentar a produção científica na graduação, a oportunidade de divulgação de pesquisas realizadas por graduandos e a interação destes com os pares e o ambiente acadêmico de outras instituições.

c) Programa de Apoio à Realização de Eventos Acadêmicos: A Portaria 01/2017/PRAE disciplina o Programa de Apoio à Realização de Eventos Acadêmicos, que tem como objetivo oferecer apoio aos estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na realização de eventos estudantis dos diferentes Cursos de Graduação da UFSC.

 

2 – “O que é o Programa Viagens de Estudo?”

O Programa Viagem de Estudos, normatizado pela Resolução Normativa nº 057/CUn/2015,  é destinado a atender as demandas dos professores compreendendo as modalidades “Aulas de campo” e “Visitas técnicas”. A PRAE é responsável por atender, exclusivamente, as questões referentes às visitas técnicas. Essas são entendidas como atividades complementares extra-Universidade, relacionadas com a formação acadêmica do corpo discente, cujo fim é proporcionar experiências de aprendizagem que visem ao enriquecimento dos conteúdos disciplinares ministrados.

 

3 – “Como posso solicitar uma Viagem de Estudos – modalidade visita técnica?”

As viagens de estudo devem estar previstas no Plano de Ensino da disciplina e seus pedidos devem ser formalizados conforme procedimentos estabelecidos pelo DeAE, divulgado por Memorando Circular a cada início de semestre, por meio de formulário próprio em encaminhado via SPA (Sistema Operacional da UFSC).

Lembrando que esse programa é exclusivo para atender aos pedidos dos professores.

 

4 – “Gostaria de saber como devo proceder para solicitar material gráfico para evento?”

Material gráfico para uso em evento pode ser solicitado pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos, na qual já prevê esse tipo de auxílio ou, caso seja somente material gráfico limitado a até 200 unidades, pode ser feito por requerimento geral, direto na secretaria da PRAE, juntamente com um explicativo do evento.

 

RU/ Restaurante Universitário

1 – Como faço para solicitar isenção de passe no Restaurante Universitário (RU)?

A solicitação para isenção de passes no Restaurante Universitário é feita através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE (www.prae.ufsc.br), que regula semestralmente a concessão da isenção financeira através de edital. No edital publicado pela PRAE você irá encontrar instruções de onde realizar o trâmite para a concessão da isenção.

2 – A concessão da isenção de passes no RU tem validade?

Sim, a concessão da isenção tem validade semestral, devendo o recadastro ser realizado pelo aluno quando findo o período, respeitando os prazos legais. Atualmente o recadastro pode ser feito online através do sítio https://beneficiosprae.sistemas.ufsc.br.

3 – Quem pode almoçar no RU?

O RU tem como seu público alvo, prioritariamente,  estudantes, regularmente matriculados em curso de graduação presencial nesta universidade, e que possua cadastro socioeconômico aprovado previamente na Coordenadoria de Assistência Estudantil – CoAEs/PRAE. O acesso a RU também é permitido a estudantes de graduação e pós graduação devidamente matriculados nesta universidade. Além destas classes, ainda podem:

  • Estudantes do Colégio de Aplicação da UFSC ;
  • Estudantes do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC ;
  • Servidores(as) da UFSC;
  • Pessoas vinculadas a convênios institucionais;
  • Visitantes em atividades formais de caráter acadêmico;
  • Crianças menores de 07 (sete) anos que estejam acompanhadas de responsável poderão acessar o RU sem custos;
  • Responsáveis por crianças menores de 7 anos ou adolescentes vinculados a UFSC que, mediante a justificativa de especialista, de forma documentada, comprovem a necessidade de acompanhamento de outrem para alimentar-se.