Psicologia

COMUNICADO

Caros/as estudantes,

Informamos que o acolhimento no Serviço de Psicologia da PRAE em 2016 encerrará dia 07/12. Após esta data, em caso de necessidade, favor nos contatar pelo e-mail psicologia.prae@contato.ufsc.br.

 

 

A Psicologia na PRAE:

Proposta de Trabalho e Ações

A Psicologia da Coordenadoria de Assistência Estudantil- CoAEs/PRAE atende estudantes de graduação que necessitam de apoio psicológico para lidar com situações da vida cotidiana (acadêmicas ou não) que possam comprometer a permanência na universidade e o desempenho acadêmico. A equipe de profissionais da Psicologia da CoAEs/PRAE entende que muitas situações de sofrimento ou mal-estar influenciam a qualidade da vivência acadêmica e, por isso, desenvolve ações e projetos que buscam promover o bem-estar dos estudantes.

Ações direcionadas para a coletividade dos estudantes e suas necessidades são o foco da Psicologia da CoAEs/PRAE, porque, com a interação com outros estudantes em situações parecidas, é possível a troca de experiência, a criação de redes de apoio e o fortalecimento de laços de solidariedade entre eles.

Contato: psicologia.prae@contato.ufsc.br e 3721-6468

O Acolhimento Psicológico

O que é?

O acolhimento psicológico é voltado aos estudantes de graduação presencial da UFSC. O foco do trabalho está nas questões da vida universitária e, a partir das necessidades trazidas pelo estudante, trabalha-se no sentido de oferecer orientação, aconselhamento e um ambiente de reflexão, objetivando o enfrentamento de problemas e busca por soluções. Este é um trabalho pontual e delimitado no tempo de atendimento (realizado em um encontro ou em poucos encontros). Não se trata de um atendimento psicoterapêutico, no sentido clínico*. O que isso quer dizer? Significa dizer que não se objetiva com esse tipo de atendimento o aprofundamento de questões pessoais como ocorre na psicoterapia.

Para ter acesso a este atendimento não é necessário encaminhamento, trabalha-se com demanda espontânea, ou seja, o estudante busca o acolhimento psicológico por sua própria vontade, mas pode ser orientado a fazê-lo por colegas ou professores com quem tenha maior proximidade.

 Como ocorrem os atendimentos?

Para acessar o acolhimento psicológico, não há necessidade de agendamento, é respeitada a ordem de chegada.

Quando?

Quarta-feira, das 8h às 11h e quinta-feira, das 13h às 15h.

Onde?

Térreo da Biblioteca Central, junto à CoID.

*OBS: Para psicoterapia, caso haja necessidade e desejo por parte do estudante, orientamos sobre a rede de serviços do município.

Projeto Longe de Casa: e Agora?

Longe de Casa I

Como surgiu o projeto?

O projeto “Longe de Casa: e Agora?” nasceu pela observação da equipe da Psicologia da CoAEs/PRAE de que muitos estudantes das primeiras fases, vindos de outros municípios, buscavam o acolhimento psicológico como um suporte para as dificuldades enfrentadas com a saída da casa dos pais. Afinal, são muitos os desafios encontrados nesta nova etapa da vida: a mudança para Florianópolis, o fato de estarem longe de seu círculo de amigos, de estranharem os hábitos culturais desta região ou da necessidade de administrar uma série de responsabilidades que antes eram atribuídas ou compartilhadas com outras pessoas de sua convivência.

O compartilhamento dessas experiências e suas diferentes formas de enfrentamento é uma via importante para que redes de apoio sejam formadas entre os próprios estudantes.

Para quê?

O projeto “Longe de Casa: e Agora?” tem o objetivo de dar suporte aos estudantes ingressantes no processo de ambientação à universidade e a Florianópolis, assim como aos desafios e sentimentos que este momento de mudanças desperta.

Como acontece? 

O projeto é organizado em 6 encontros de grupo com estudantes de 1ª a 3ª fases e que venham de cidades de fora da Grande Florianópolis. Para a condução dos encontros, são utilizadas metodologias diferenciadas, como dinâmicas de grupo. Há espaço para a reflexão das temáticas trazidas pelos próprios estudantes como saudades, amizades na cidade de origem e em Florianópolis, diferenças culturais, transição do Ensino Médio para o Ensino Superior, entre outras.

Como se inscrever? 

Antes de um novo grupo do projeto “Longe de Casa: e Agora?” ser iniciado, a divulgação do período de inscrição é feita através da página principal do site da UFSC, do Divulga UFSC e do Facebook da UFSC. As inscrições são feitas através de formulário online, que também pode ser acessado na página da Psicologia da CoAEs/PRAE (prae.ufsc.br/psicologia). Fique ligado!

 

 Projeto Tutoria entre Pares

 Como surgiu o projeto?

O projeto tutoria entre pares surgiu pelo fato de muitos estudantes sentirem-se pouco à vontade com a universidade e muitas vezes sem saber como proceder em determinadas situações, para quem perguntar ou a que setor recorrer. Isso foi identificado em um número expressivo de estudantes que procuraram a Psicologia da CoAEs/PRAE.

É compreensível que seja assim; a universidade é muito grande, tem muitos setores e são tantas as siglas que fazem parte do cotidiano que, à primeira vista, pode até parecer um idioma desconhecido (CAGR, PRAE, PROGRAD, CoAEs, DIP, etc). Sem falar nos procedimentos: matrícula, ajuste de matrícula, SIARE, TCE…

Entende-se que faz parte da ambientação à UFSC conhecer seus setores, trâmites e procedimentos. Sentir-se familiarizado é importante para que a vivência universitária fique mais tranquila e agradável.

O que é?

O projeto constitui-se em uma estratégia de aprendizagem entre pares (na relação do estudante com outros estudantes). Busca-se promover trocas de experiências e conhecimento a respeito de trâmites ligados à vivência acadêmica. Trata-se de um espaço de troca de informação, solução de dúvidas e incentivo à autonomia.

Tutoria entre Pares III

Como acontece?

Por se tratar de um projeto-piloto, realizado pela primeira vez, as abordagens podem ser diferentes, não fixas. Haverá mediação por estudantes mais familiarizados com a universidade em encontros nos quais outros estudantes venham compartilhar suas dúvidas a respeito do cotidiano da vida universitária com a finalidade de desenvolver autonomia na trajetória acadêmica.

Quando e onde acontece?

Quando: às quartas e sextas-feiras, das 14h às 15:30h
Onde: Sala Henrique Fontes (2º andar da Biblioteca Central)
Para mais informações sobre o projeto e sobre os próximos encontros, curta nossa página no facebook “Tutoria Entre Pares UFSC”.

Cooperação com o projeto “A constituição do estudante autor-criador na universidade”

Escrita Criativa II

O projeto é uma parceria entre o NUPRA – Núcleo de Práticas Sociais – e a Psicologia da CoAEs/PRAE e acontece em 2016.1. Com uma metodologia dinâmica que utiliza textos de literatura, vídeos, redes sociais, trabalhos científicos, entre outros, a oficina propõe a discussão das particularidades que envolvem a produção de trabalhos acadêmicos e o compartilhamento de experiências sobre as atividades universitárias, além do exercício da autoria e escrita criativa.