Psicologia Educacional

Serviço de Psicologia Educacional da CoAEs/PRAE

O que é?
A Psicologia da CoAEs/PRAE agora é o Serviço de Psicologia Educacional. Está ligado à Coordenadoria de Assistência Estudantil (CoAEs) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

Como surgiu?
Através da Portaria 2.488/2016/GR, de 7 de novembro de 2016, a Psicologia da CoAEs/PRAE oficialmente passou à denominação de Serviço de Psicologia Educacional. A alteração de nomenclatura teve por objetivo demarcar que as ações deste Serviço são focadas no campo da Educação.

O que faz?
O Serviço de Psicologia Educacional tem como foco ações voltadas à questão da permanência estudantil.
Desenvolve ações, no contexto institucional, buscando ampliar as condições de permanência com qualidade e conclusão da graduação dos estudantes. Para tanto, busca informar, sensibilizar e envolver os diversos atores do campo educacional – como os servidores docentes, servidores técnico-administrativos, estudantes – neste compromisso que é de toda a Universidade.

Público-Alvo
O público-alvo das ações desenvolvidas pelo Serviço de Psicologia Educacional, direta ou indiretamente, são estudantes de primeira graduação, oriundos de escola pública ou com renda bruta familiar de até 1,5 salário mínimo per capita.

Ações previstas para 2017
- Mapeamento da realidade estudantil nos diferentes cursos de graduação, com coordenadores de curso e representantes de Centros Acadêmicos, para o embasamento de iniciativas e ações voltadas à permanência estudantil;
- Elaboração de materiais informativos e de orientação a estudantes e/ou comunidade acadêmica que possa contribuir direta ou indiretamente com a permanência dos estudantes público-alvo da Assistência Estudantil. A exemplo está o mapeamento da rede de saúde, assistência social, lazer e cultura e oportunidades de trabalho e estágio no município de Florianópolis, a ser distribuída a professores, técnico-administrativos, representações estudantis e estudantes em geral;
- Oferecimento de rodas de conversa com temas diversos relacionados à permanência estudantil;
- Desenvolvimento de oficinas com temas relacionados a dificuldades apresentadas na vida acadêmica;
- Participação, junto a outros setores envolvidos, no acompanhamento do programa Bolsa Estudantil e outros programas voltados à assistência estudantil;
- Assessoramento à CoAEs para definição dos mecanismos de acompanhamento e avaliação das ações voltadas à Assistência Estudantil.

Contato
Serviço de Psicologia Educacional
(48) 3721-6468
psicologia.prae@contato.ufsc.br
Localização: Térreo da Biblioteca Universitária

__________________________________________________________________________________________________________________________________

Cartilha Rede de Atenção e Serviços Florianópolis

O Serviço de Psicologia Educacional da Coordenadoria de Assistência Estudantil elaborou uma cartilha sobre a rede de atenção e serviços de Florianópolis com o objetivo de orientar os estudantes a respeito de serviços, ações e projetos nas áreas da Saúde, Assistência Social, Lazer, Arte e Cultura, oportunidades de estágio e emprego, bem como outros serviços que possam contribuir para seu bem-estar. A cartilha poderá auxiliar, especialmente, estudantes calouros ou vindos de outros municípios.

Esperamos que essa iniciativa possa contribuir também para a atuação dos coordenadores de curso, que são um importante canal de comunicação com os estudantes e fonte de acolhimento e orientação. 

Não foi foco desta cartilha o que é desenvolvido na UFSC. Existem projetos, ações e serviços que ocorrem na UFSC e que podem ser acessados de forma gratuita. Estas informações estão na página: estrutura.ufsc.br/servicos-gratuitos/ e no portal da UFSC: ufsc.br.

Cartilha Rede de Atenção e Serviços – Florianópolis