Psicologia Educacional

Serviço de Psicologia Educacional da CoAEs/PRAE

O que é?
A Psicologia da CoAEs/PRAE agora é o Serviço de Psicologia Educacional. Está ligado à Coordenadoria de Assistência Estudantil (CoAEs) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

Como surgiu?
Através da Portaria 2.488/2016/GR, de 7 de novembro de 2016, a Psicologia da CoAEs/PRAE oficialmente passou à denominação de Serviço de Psicologia Educacional. A alteração de nomenclatura teve por objetivo demarcar que as ações deste Serviço são focadas no campo da Educação.

O que faz?
O Serviço de Psicologia Educacional tem como foco ações voltadas à questão da permanência estudantil.
Desenvolve ações, no contexto institucional, buscando ampliar as condições de permanência com qualidade e conclusão da graduação dos estudantes. Para tanto, busca informar, sensibilizar e envolver os diversos atores do campo educacional – como os servidores docentes, servidores técnico-administrativos, estudantes – neste compromisso que é de toda a Universidade.

Público-Alvo
O público-alvo das ações desenvolvidas pelo Serviço de Psicologia Educacional, direta ou indiretamente, são estudantes de primeira graduação, oriundos de escola pública ou com renda bruta familiar de até 1,5 salário mínimo per capita.

Contato
Serviço de Psicologia Educacional
(48) 3721-6468
psicologia.prae@contato.ufsc.br
Localização: Térreo da Reitoria I

__________________________________________________________________________________________________________________________________

Cartilha Rede de Atenção e Serviços Florianópolis

O Serviço de Psicologia Educacional da Coordenadoria de Assistência Estudantil elaborou uma cartilha sobre a rede de atenção e serviços de Florianópolis com o objetivo de orientar os estudantes a respeito de serviços, ações e projetos nas áreas da Saúde, Assistência Social, Lazer, Arte e Cultura, oportunidades de estágio e emprego, bem como outros serviços que possam contribuir para seu bem-estar. A cartilha poderá auxiliar, especialmente, estudantes calouros ou vindos de outros municípios.

Esperamos que essa iniciativa possa contribuir também para a atuação dos coordenadores de curso, que são um importante canal de comunicação com os estudantes e fonte de acolhimento e orientação. 

Não foi foco desta cartilha o que é desenvolvido na UFSC. Existem projetos, ações e serviços que ocorrem na UFSC e que podem ser acessados de forma gratuita. Estas informações estão na página: estrutura.ufsc.br/servicos-gratuitos/ e no portal da UFSC: ufsc.br.

Cartilha Rede de Atenção e Serviços 2018

_________________________________________________________________________________________________________

Oficina  “Quanto Tempo Você Tem?”

Tem como objetivo proporcionar uma vivência na qual os participantes terão a oportunidade de refletir e compartilhar sobre a forma como utilizam o tempo e estabelecem prioridades. Com dinâmicas de interação entre pares e comunicação voltada ao grupo, propicia o desenvolvimento de estratégias e o compartilhamento de ideias e entre estudantes com realidades distintas. 

__________________________________________________________________________________

Projeto  ” Longe de Casa: e agora?

Presta suporte à ambientação dos estudantes ingressantes que vêm de fora de Florianópolis através de encontros em grupo com dinâmicas participativas.

__________________________________________________________________________________

Oficinas de Autogerenciamento do Desempenho Acadêmico

Propicia um espaço de escuta e reflexão sobre os principais desafios do percurso universitário e o compartilhamento de experiências e estratégias usadas pelos estudantes na vida acadêmica para um melhor desempenho.

 

Estas atividades acontecem em grupo com dinâmicas participativas.

Onde: Na sala do Serviço de Psicologia Educacional da CoAEs/PRAE, no térreo do prédio Reitoria I (passando a porta de vidro da PRAE, é a primeira sala à direita).

Inscrições: Informações divulgadas na semana dos eventos para a comunidade universitária através dos canais oficiais de comunicação da UFSC.

Para mais informações, por favor, escreva para: psicologia.prae@contato.ufsc.br