Viagem de Estudo

Prezadas e prezados professoras/es,

Encaminhamos o Memorando Circula nº 003 aos Diretores das Unidades Acadêmicas para ampla divulgação junto aos docentes da instituição, em especial aos Coordenadores dos Cursos de Graduação e aos Chefes de Departamento.

Ressaltamos que o programa é normatizado pela Resolução Normativa nº 057/CUn/2015 e os/as docentes devem estar atentos/as para não deixar de acompanhar nenhuma etapa de sua proposta de viagem e a obrigatória Avaliação de Satisfação após a realização da atividade.

Abaixo apresentamos a listagens de propostas de Viagens de Estudos homologadas pelo Departamento de Assuntos Estudantis para 2016.1

  • Campus João David Ferreira Lima (Florianópolis):

Atenciosamente,

Departamento de Assuntos Estudantis – DeAE/PRAE

CRONOGRAMA – SEMESTRE 2015/2

Viagens de Estudos 2015-2

Memorando Circular – Cronograma Viagens de Estudo – 2015-2

 

O Programa Viagem de Estudos é normatizado pela Resolução Normativa nº 057 CUn 2015 e entende-se como “a atividade extra-Universidade, relacionada com a formação acadêmica do corpo discente, que oportuniza o conhecimento prático em disciplina integrante do Currículo do Curso.

As viagens de estudo devem estar previstas no Plano de Ensino da disciplina e seus pedidos devem ser feitos semestralmente, até a data estabelecida pelo DeAE, divulgada por Memorando Circular antes do início de cada semestre. Os pedidos são feitos na página https://viagemdeestudo.sistemas.ufsc.br e sua confirmação pelo professor solicitante também precisa ser feita nessa página.

É obrigatória a participação na Viagem de Estudo do Professor responsável pela sua programação. Havendo impedimento, por motivo de força maior, o professor responsável poderá ser substituído por outro professor, desde que seja comunicado ao DeAE com antecedência.

A análise do pedido pelo DeAE terá como referencial a observância dos objetivos da viagem, o montante dos custos correspondentes e a disponibilidade dos veículos destinados para este fim. Inicialmente serão analisadas pelo DeAE as propostas que:

  • Estejam de acordo com a definição estabelecida no Art. 2º da Resolução;
  • Forem encaminhadas e confirmadas ao DeAE nos prazos previstos nos Artigos 3º e 8º da Resolução.

Não terão prioridade na análise as propostas encaminhadas antes do prazo determinado pelo DeAE. Não existindo disponibilidade de atendimento a todos os pedidos analisados, terão prioridade as viagens de estudo:

  • Dos cursos de graduação;
  • Que oportunizem a realização de aulas práticas;
  • Que demandem menor tempo ou percurso, a fim de oportunizar maior número de viagens;
  • Que permitam a participação de maior número de alunos;
  • De menor custo para a UFSC.

Além disso, é de responsabilidade do professor responsável pela viagem a apresentação de:

  • Relatório da Viagem à PRDHS, no prazo máximo de 05 (cinco) dias após o retorno, quando houver o percebimento de diárias;
  • Relatório à Chefia do Departamento, no mesmo prazo, quando houver alteração ou irregularidades na programação previamente proposta.

Por fim, com o objetivo de melhorar continuamente o fornecimento desse programa à comunidade universitária, os responsáveis podem preencher a Avaliação de Viagem de estudo, oferecendo um relatório de satisfação sobre o serviço prestado pela PRAE, pelo setor de transporte da Universidade ou pela empresa contratada.

As demais informações relacionadas a este programa encontram-se na Resolução.

O setor responsável por este programa é o Departamento de Assuntos Estudantis – DeAE.download Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone 3721-9494. E-mail para contato: deae@contato.ufsc.br