Alojamento Estudantil Indígena
O Alojamento Estudantil Indígena (AEI) tem como objetivo acomodar estudantes indígenas regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação na Universidade Federal de Santa Catarina e visa garantir:
I – a permanência de até 30 estudantes indígenas em espaço adequado, que lhes assegure a dignidade, com vistas à conclusão de seu curso na UFSC;
II – um espaço de convivência que possibilite, além da permanência durante a realização de seu curso, um ambiente sadio e adequado ao estudo;
III – respeito ao espírito de solidariedade e de coletividade próprio dos povos indígenas e de suas respectivas comunidades;
IV – gratuidade plena; e
V – a promoção dos direitos dos estudantes indígenas, em consonância com a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho e com os artigos 231 e 232 da Constituição Federal.
Como é o alojamento?
O Alojamento dispõe de 12 quartos, quatro salas de estudos, sala de convivência, cozinha e banheiros (masculino, feminino e PcD). Há dois quartos menores que alojam até duas pessoas. Os demais quartos podem alojar até 3 moradores.
O Regimento do alojamento foi construído em um processo coletivo, que contou com a participação de estudantes indígenas e pode ser consultado no fim desta página.
A administração do Alojamento é realizada pelo Departamento de Gestão de Moradia (DGME/PRAE) e é acompanhada pelo Conselho do Alojamento, uma comissão composta por servidores e moradores. Veja mais sobre o Conselho no fim desta página.
A limpeza dos ambientes é de responsabilidade dos moradores.
Familiares podem residir com o(a) estudante no Alojamento?
Apenas filhos e filhas de até 18 anos podem residir no alojamento junto com seus pais e/ou mães quando estes forem moradores regulares do Alojamento. Não é possível alojar esposa, esposo ou outros familiares.
Onde fica localizado?
O Alojamento fica localizado no Campus Trindade. A localização no google maps está disponível aqui.
O que a universidade oferece?
A universidade oferece cama, colchão, armários (guarda-roupas) e ventiladores de parede nos quartos e armários, fogão, geladeira, forno de micro-ondas, forno elétrico, mesas, cadeiras e máquina de lavar roupas na cozinha. Nas salas de estudos há mesas e cadeiras. Duas salas de estudos possuem dois computadores cada.
Como faço para me candidatar a uma vaga no Alojamento Estudantil Indígena?
O acesso ao alojamento ocorre mediante edital público, de acordo com as vagas disponíveis. Para se candidatar, é necessário ter cadastro PRAE válido e seguir as orientações do edital que é publicado todo início de semestre letivo na página prae.ufsc.br. Para fazer o cadastro, é necessário estar regularmente matriculado(a) na universidade.
Ao candidatar-se, é importante estar ciente de que este é um espaço compartilhado com outras pessoas. Portanto, é necessário manter um espírito de convivência pacífica e um bom relacionamento interpessoal com os demais moradores.
Já sou morador(a) do Alojamento e desejo mudar meu benefício para o Auxílio Moradia. Como proceder?
Não existe conversão de um benefício para o outro. O(a) morador(a) deve se candidatar ao Auxílio Moradia e, se contemplado(a), fazer a opção entre um dos benefícios. Não é necessário desistir da sua vaga no alojamento para se candidatar ao Auxílio. Entretanto, para receber o Auxílio Moradia, após contemplado no edital, é necessário desligar-se formalmente do Alojamento. O recebimento dos dois benefícios ao mesmo tempo é inviável.
——-
Página do conselho do Alojamento:
Regimento do Alojamento: Aqui